SOBRE
Os mais de 100 anos de implantação do ensino superior no Amazonas é comemorado em 17 de janeiro. Foi nessa data, em 1909, que surgiu a primeira Instituição de ensino superior do país, a Escola Universitária Livre de Manáos, criada por inspiração do tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Em sessão de 12 de fevereiro de 1909, o Conselho Constituinte elegeu Eulálio Chaves para promover o reconhecimento oficial da Escola e cuidar da publicação de seus Estatutos. A Lei nº. 601, de 8 de outubro de 1909, considerou válidos os títulos expedidos pela Escola Universitária.
Criada pela Lei Federal 4.069-A, assinada pelo presidente João Goulart em 12 de junho de 1962, a sucessora legítima da Escola Universitária Livre de Manáos, Universidade do Amazonas, teve seu Projeto de Lei, de autoria do então deputado federal Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, publicado no Diário Oficial da União em 27 de junho do corrente ano, mas só se instalou como Fundação de Direito Público mantida pela União Federal em 17 de janeiro de 1965.
Embora tenha sido criada pela Lei Federal 4.069-A, de 12 de junho de 1962, a Universidade Federal do Amazonas instalou-se três anos depois, em 17 de janeiro de 1965, 39 anos após a desativação da Universidade de Manáos. Criada como fundação de direito público e mantida pela União, a Universidade recebeu a denominação de Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por disposição da Lei nº. 10.468, de 20 de junho de 2002. O objetivo da instituição é ministrar o ensino superior e desenvolver o estudo e a pesquisa em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural.
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF
O curso de Educação Física nasceu em 1969, na antiga Faculdade de Filosofia, então localizada na rua Tapajós, tendo iniciado suas atividades em março de 1970. Passou pelas dependências do Atlético Rio Negro Clube , igualmente pelas dependências do Círculo Militar de Manaus no bairro de S. Jorge, até conseguir instalar-se definitivamente em 1974 no mini campus da UA-Universidade do Amazonas, no bairro do Coroado, sendo o primeiro curso a funcionar no campus universitário.
Com a estruturação da Universidade, o Departamento de Educação Física-DEF ficou vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas. Em 1993, após tramitação do processo de transformação do DEF em Faculdade, o CONSUNI determinou a criação da Faculdade de Educação Física-FEF, com três Departamentos Acadêmicos: Departamento de Desporto e Atividades Lúdicas- DDAC, Departamento de Fundamentação Teórica-DFT e Departamento de Ginástica, Dança e Atividades Lúdicas-DEGIN.
Atualmente a unidade acadêmica é denominada Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF, com a criação do curso de Fisioterapia.